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Educação Infantil

Nas últimas décadas em nosso país, a Educação Infantil vem construindo nova concepção sobre como educar e como cuidar de crianças de zero a cinco anos em instituições educacionais.

Considerando a forma pelas quais nossas crianças aprendem, ou seja, convivendo, brincando, participando, explorando, expressando e conhecendo-se, esses seis grandes direitos de aprendizagem devem ser garantidos às crianças na Educação Infantil. Esses direitos decorrem daqueles que foram apresentados nos princípios orientadores para a elaboração da BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR), considerando as especificidades das crianças atendidas pela Educação Infantil que são: CONVIVER, BRINCAR, EXPLORAR, PARTICIPAR, EXPRESSAR e CONHECER-SE. Para atender a estes objetivos, foram criadas as “experiências de aprendizagem”, que são as experiências concretas da vida cotidiana de nossas crianças. Essas diversas possibilidades de experiências não ocorrem de modo isolado ou fragmentado, mas são promovidas por um conjunto de práticas que articulam os saberes e os fazeres das crianças com os conhecimentos já sistematizados pela humanidade.

Por esse motivo, a nossa proposta curricular para a Educação Infantil de acordo com a BNCC se dá em CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS que incluem determinadas práticas sociais e culturais de uma comunidade e as múltiplas linguagens simbólicas que nelas estão presentes e tem por objetivos cuidar e educar, proporcionando às crianças de zero a cinco anos o desenvolvimento das seguintes capacidades:

Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações.

Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar.

Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social.

Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.

Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.

Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.

Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva.

Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

Oferecemos vagas para as seguintes turmas:

  • Creche III - (a partir de 2 anos)

  • Creche IV - (3 anos)

  • Pré I - (4 anos)

  • Pré II - (5 anos)

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